wannabe_polyglot's avatar
wannabe_polyglot

March 24, 2026

1
As relações têm ficado menos profundas?

Vinte e três de março

Há alguns anos, li um livro sobre o fim da conversa que achei muito provocativo. Segundo a autora, nossas relações estão cada vez menos profundas porque temos deixado de conversar. Com cada avanço científico, como as plataformas de mensageria, os celulares e as redes sociais, nós conversamos menos. O grande engano é que parece que conversamos mais, porque postamos mais, nos expomos mais. Dá a impressão que estamos conversando muito, mas são só monólogos sobrepostos. Segundo ela, é necessário sentarmos a conversar, cara a cara, para reconectar-nos com as amizades e enriquecer as relações.

Essa postura é bem comum hoje em dia. Tipo: A tecnologia está arruinando tudo! Era melhor antes! Precisamos voltar no tempo! Eu sei que é uma simplificação. Tudo no mundo tem suas vantagens e desvantagens. É coisa de equilibrar, achar o ponto justo, etc. Mas eu também fico com a sensação que minhas relações têm ficado menos profundas e que, talvez, essa autora tivesse razão e é necessário conversar presencialmente com as pessoas.

Corrections (2)
Correction Settings
Choose how corrections are organized

Only show inserted text
Word-level diffs are planned for a future update.

As relações têm ficado menos profundas?

Vinte e três de março

Há alguns anos, li um livro sobre o fim da conversa que achei muito provocativo.

Segundo a autora, nossas relações estão cada vez menos profundas porque temos deixado de conversar.

O grande engano é que parece que conversamos mais, porque postamos mais, nos expomos mais.

Dá a impressão que estamos conversando muito, mas são só monólogos sobrepostos.

Segundo ela, é necessário sentarmos a conversar, cara a cara, para reconectar-nos com as amizades e enriquecer as relações.

Essa postura é bem comum hoje em dia.

Tipo:

A tecnologia está arruinando tudo!

Era melhor antes!

Precisamos voltar no tempo!

Eu sei que é uma simplificação.

Tudo no mundo tem suas vantagens e desvantagens.

É coisa de equilibrar, achar o ponto justo, etc.

Mas eu também fico com a sensação que minhas relações têm ficado menos profundas e que, talvez, essa autora tivesse razão e é necessário conversar presencialmente com as pessoas.

As relações têm ficado menos profundas?


This sentence has been marked as perfect!

Vinte e três de março


This sentence has been marked as perfect!

Há alguns anos, li um livro sobre o fim da conversa que achei muito provocativo.


This sentence has been marked as perfect!

Há alguns anos, li um livro sobre o fim da conversa que achei muito provocativo. Há alguns anos, li um livro sobre o fim da conversa e achei muito provocativo.

Segundo a autora, nossas relações estão cada vez menos profundas porque temos deixado de conversar.


This sentence has been marked as perfect!

Segundo a autora, nossas relações estão cada vez menos profundas porque temos deixado de conversar. Segundo a autora, nossas relações estão cada vez menos profundas porque temos deixado de conversar.

Com cada avanço científico, como as plataformas de mensageria, os celulares e as redes sociais, nós conversamos menos.


Com cada avanço científico, como as plataformas de mensageriabate-papo, os celulares e as redes sociais, nós conversamos menos. Com cada avanço científico, como as plataformas de bate-papo, os celulares e as redes sociais, nós conversamos menos.

"Mensageria" é um termo mais técnico, se pode falar "plataformas de chat", "plataformas de mensagem" ou "plataformas de bate-papo". Para mim, "plataformas de bate-papo" é o que soa mais natural.

Com cada avanço científico, como as plataformas de mensagerians, os celulares e as redes sociais, nós conversamos menos. Com avanço científico, como as plataformas de mensagens, os celulares e as redes sociais, nós conversamos menos.

O grande engano é que parece que conversamos mais, porque postamos mais, nos expomos mais.


This sentence has been marked as perfect!

O grande engano é que parece que conversamos mais, porque postamos mais, nos expomos mais. O grande engano é que parece que conversamos mais, porque postamos mais, nos expomos mais.

Dá a impressão que estamos conversando muito, mas são só monólogos sobrepostos.


This sentence has been marked as perfect!

Dá a impressão que estamos conversando muito, mas são só monólogos sobrepostos. Dá a impressão que estamos conversando muito, mas são só monólogos sobrepostos.

Segundo ela, é necessário sentarmos a conversar, cara a cara, para reconectar-nos com as amizades e enriquecer as relações.


This sentence has been marked as perfect!

Segundo ela, é necessário sentarmos para conversar, cara a cara, para reconectar-nos com as amizades e enriquecer as relações. Segundo ela, é necessário sentarmos para conversar, cara a cara, para reconectar-nos com amizades e enriquecer as relações.

Essa postura é bem comum hoje em dia.


This sentence has been marked as perfect!

Tipo:


This sentence has been marked as perfect!

A tecnologia está arruinando tudo!


This sentence has been marked as perfect!

Aa tecnologia está arruinando tudo! a tecnologia está arruinando tudo!

diante de : inicia-se com letra minúscula.

Era melhor antes!


This sentence has been marked as perfect!

Precisamos voltar no tempo!


This sentence has been marked as perfect!

Eu sei que é uma simplificação.


This sentence has been marked as perfect!

Tudo no mundo tem suas vantagens e desvantagens.


This sentence has been marked as perfect!

É coisa de equilibrar, achar o ponto justo, etc.


This sentence has been marked as perfect!

É coisa (questão) de equilibrar, achar o ponto justo, etc. É coisa (questão) de equilibrar, achar o ponto justo, etc.

Mas eu também fico com a sensação que minhas relações têm ficado menos profundas e que, talvez, essa autora tivesse razão e é necessário conversar presencialmente com as pessoas.


This sentence has been marked as perfect!

You need LangCorrect Premium to access this feature.

Go Premium